terça-feira, 21 de agosto de 2012

Anna Maria Maiolino apresenta exposição Individual na Galeria Millan - setembro em Sampa

Postado por Amanda Vettori em , , , | @mundodadinda
A partir do dia dois de setembro, você poderá conferir na Galeria Millan em Sampa, uma exposição individual de Anna Maria Maiolino.
A artista ocupará os dois andares da galeria com obras realizadas entre 2005 e 2012. Anna Maria Maiolino participa da Documenta deste ano e venceu o prêmio MASP Mercedes-Benz de Artes.

Também será apresentador ao público o livreto "Eu sou eu", que a artista realizou por ocasião da Documenta.

Anna Maria Maiolino intitulou sua obra apresentada na atual  Documenta  13 de Here & There (Aqui e Lá): dois advérbios que meramente apontam ao público sua instalação ocupando vários espaços de uma casa juntamente com o jardim. O título não oferece nenhuma interpretação a priori que possa vir a contaminar a experiência direta do público em contato com a obra.

Para sua individual na Galeria Millan (com abertura dia 01 de setembro), o título escolhido foi  É O QUE É . Mais uma vez, a artista apenas indica os trabalhos. A exposição é composta por obras realizadas em diferentes suportes e técnicas: esculturas moldadas em gesso da série 'Entre o dentro e o fora', objetos de parede moldados em cimento da série 'Novos ausentes', obras realizadas em cerâmica Raku, desenhos, fotografias e vídeos.

Em memorial poético sobre a mostra, a artista afirma: “Esta exposição apresenta obras realizadas entre os anos 2005 e 2012, através de diversas mídias, técnicas.

Foto - Divulgação
O título É O QUE É somente indica as obras sem elucidá-las, enfatizando as presenças poéticas.

É O QUE É sublinha a possibilidade do real se instaurar a partir das ideias no uso de um corpo de sentidos articulado na diversidade das técnicas.

As obras oferecem metáforas que se fundamentam na experiência, adquirindo essência e significados. A palavra técnica se origina do verbo grego tíkto, que no seu sentido mais amplo significa: ‘trazer ao mundo’.

Logo, é na experiência que o artista enfatiza a ousadia do viver”. Junto ao vernissage, acontece o lançamento do livreto Eu sou eu, publicação do poema que integra a instalação da artista na   Documenta  13.

Foto - Divulgação
Anna Maria Maiolino, artista brasileira, vive e trabalha em São Paulo. Nascida na região da Calabria (Itália), Maiolino emigrou para a Venezuela em 1954 e, em 1958, entrou para a Escola Nacional Cristóbal Rojas (Caracas), no curso Arte Pura. Em 1960, mudou-se para o Brasil. Participou de cursos livres de pintura e xilogravura na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Desde 1960, usa em seu trabalho diversos meios, tais como instalação, desenho, escultura, performance, filme super 8, vídeo, fotografia e som. Atualmente, Maiolino participa da  Documenta  13, em Kassel (Alemanha), com a obra  Here & There  There (Aqui & Lá), composta por uma grande instalação de argila da série Terra Modelada, sons e vegetação, além de uma gravação da voz da artista declamando o poema Eu sou Eu, de sua autoria (o texto foi impresso em uma pequena publicação). Ainda em 2012, Anna Maria Maiolino foi contemplada com o prêmio MASP Mercedes-Benz pelo conjunto de sua obra.


Evento:
Individual de Anna Maria Maiolino

Quando:
02 de setembro a 06 de outubro de 2012, seg – sex, 10h - 19h; sáb, 11h - 17h

Onde:
Galeria Millan - Rua Fradique Coutinho, 1360 - São Paulo

Saiba +
Maiores informações - 11-3031 6007  - www.galeriamillan.com.br

________________________________________________________
Para divulgar um evento, espetáculo ou mostra neste blog, envie o press release para contato [@] mundodadinda.com.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sem baixaria, ok?
Fique à vontade para expressar sua opinião. ;o)
kss
Din