quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Recifes de corais correm risco de extinção.

Postado por Amanda Vettori em , | @mundodadinda
De acordo com pesquisadores da Sociedade Zoológica de Londres, os recifes de corais correm o risco de estarem funcionalmente extintos em um prazo de 20 a 50 anos.

Entre as principais causas, estão o aumento da temperatura do oceano e a pesca predatória.

Recifes de corais correm risco de extinção funcional em 20 ou 50 anos.
Os corais também sofrem devido a outros fatores, como a poluição, mudanças climáticas, e o aumento da acidez do ambiente marítimo. Os pesquisadores da Sociedade Zoológica de Londres foram capazes de identificar dez espécies que correm maior risco.

"Os recifes de corais estão ameaçados de extinção funcional (quando a população não é mais viável) nos próximos 20 a 50 anos, devido principalmente à mudança climática", explica Catherine Head, coordenadora do projeto de proteção. "Nessas regiões, vamos apoiar e treinar ambientalistas locais para realizar pesquisas e implementar medidas de preservação direcionadas."

No Brasil, a Costa dos Corais é a maior unidade de conservação marinha do nosso litoral. A área de proteção ambiental vai de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco, até Paripueira, no litoral norte de Alagoas. A preservação de áreas como essa, é fundamental para equilibrar a vida marinha e o ecossistema dos oceanos. Os recifes de corais são responsáveis por abrigar até 25% das espécies marinhas.

Costa do Corais, litoral norte de Alagoas.
Ao visitar ou mergulhar em regiões como essa, lembre-se que coral não é souvenir. NÃO RETIRE CORAIS DO SEU HABITAT NATURAL e NÃO COMPRE CORAIS.

As informações são da BBC Brasil, Globo.com e Portal R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sem baixaria, ok?
Fique à vontade para expressar sua opinião. ;o)
kss
Din