terça-feira, 28 de setembro de 2010

Maior barco movido a energia solar inicia volta ao mundo.

Postado por Amanda Vettori em | @mundodadinda
Começou hoje a primeira viagem de volta ao mundo em um barco movido a energia solar. O catamarã de 31 metros de comprimento, batizado como MS TÛRANOR PlanetSolar, tem como objetivo tornar-se a primeira embarcação movida exclusivamente a energia solar a completar uma viagem de volta ao mundo.

Acreditando na necessidade do uso de energia renovável para a proteção do meio ambiente, uma equipe de profissionais de diversas áreas, iniciou na Suiça o projeto "PlanetSolar". De acordo com um dos membros da tripulação e também fundador do projeto Raphaël Domjan, a iniciativa deverá "incentivar cientistas e engenheiros a desenvolverem novas tecnologias".


A embarcação deve passar pelas costas leste e oeste da América do Norte, assim como em Cancun, Sydney, Singapura e Emirados Árabes. A viagem deverá levar no mínimo 8 meses, mas poderá sofrer atrasos significativos, dependendo do tempo e condições de navegação que a tripulação vai enfrentar. O nome do barco "TÛRANOR" vem da saga de O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, e significa "A Força do Sol".

Para acompanhar notícias e para saber mais sobre a vigem do MS TÛRANOR, acesse o site http://www.planetsolar.org/.