sábado, 18 de setembro de 2010

Descoberto no Brasil o maior crânio de titanossauro do mundo!

Postado por Amanda Vettori em | @mundodadinda
Os primeiros fósseis de dinossauros encontrados no Brasil são ainda muito recentes e geralmente eram confundidos com ossos de boi e emas.
O trabalho de escavação começa com enxadas e picaretas, depois com materiais mais delicados afloram ossos muito, muito grandes!

Os principais sítios paleontológicos estão nas seguintes regiões: Chapada do Araripe (CE); Sousa (PB); Recife (PE); Alcântara e São Luís (MA); Tesouro e Morro do Cambambe (MT); Prata e Peirópolis (MG); Araraquara, Monte Alto, Presidente Prudente e Álvares Machado (SP); Candelária e Santa Maria (RS).

Um padre italiano estudou, nos anos 70, o sítio de Souza e publicou um estudo afirmado que parte dos rastros alí encontrados provavelmente pertenciam a um iguanodonte que viveu há 110 milhões de anos. Este animal media aprocimadamente 3 metros de altura e pesava até 4 toneladas.




O município de Sousa localiza-se no sertão da Paraíba, a aproximadamente 430 km de João Pessoa. A região que passou a ser conhecida como Vale dos Dinossauros é uma região de aproximadamente 40 hectares nas cercanias da cidade. Esta região constitui o Monumento Estadual do Vale dos Dinossauros, que possui uma trilha com 43 metros em linha reta, sendo a mais longa trilha que se conhece. É hoje, um dos sítios paleontológicos mais importantes do mundo.


Em 2007 foi encontrado na região rural de Coração de Jesus, norte de Minas Gerais, um crânio que é o mais completo de um titanossauro já descoberto no mundo. Os ossos pertenceram a um titanossauro de 13 metros de comprimento e 10 toneladas. Era um réptil gigante e pescoçudo que, segundo os pesquisadores, morreu à beira de uma lagoa e teve sua carcaça devorada antes de ser soterrado por um deslizamento de lama, há cerca de 120 milhões de anos atrás. Os titanossauros viveram no Brasil há cerca de 100 milhões de anos atrás, no período denominado Cretáceo e foram sem dúvida os maiores dinossauros que existiram por aqui. A descoberta do gigantesco crânio de titanossauro, vem à publico somente agora em setembro de 2010. Um morador local, levou um pedaço de fóssil para casa, em 2005, sem saber exatamente do que se tratava. Acreditava ser de boi ou algum bicho local. No entanto era um osso pesado.


Apesar de muita dificuldade em encontrar alguém que tivesse interesse em verificar se os ossos encontrados pertenciam ou não a um dinossauro, conseguiu ajuda de outros moradores e fizeram contato com pesquisadores da USP que desembarcaram na região em setembro de 2005. Em pouco tempo descobriram, emocionados, tratar-se de um titanossauro e consequentemente um importante sítio arqueológico naquela região. Hoje, os moradores esperam que os dinossauros possam contrubuir com o desenvolvimento da economia local, a exemplo de Sousa, na Paraíba, através do turismo trazido pelo fóssil gigante.

Para saber mais sobre o Vale dos Dinossauros, vale a pena conferir o blog http://soudoidoporsousa.blogspot.com/.

 

Fontes: Blog Sou Doido Por Souza, Estadão, Sertão Informado e Blog Geofalando.

Um comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sem baixaria, ok?
Fique à vontade para expressar sua opinião. ;o)
kss
Din