quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sexta feira, 13 de agosto. Sorte ou azar?

Postado por Amanda Vettori em | @mundodadinda
Alguns lugares encaram a sexta feira 13 de forma festiva e comemoram a caráter, cheio de personagens referentes ao universo da magia.

Mesmo assim, a data é considerada como um dia de azar em quase todo o mundo. Superstição ou não, não é de hoje que o número 13 é considerado de má sorte.


Essa história nos acompanha desde a antiguidade quando o homem primitivo começa a compreender as forças e mistérios da vida e da natureza. No tarot, o nº 13 representa a morte, mas não a morte em si, também representa a transformação, um reinício (portanto pode não ser algo tão ruim assim ;o)

Na numerologia, o 13 é considerado algo irregular. Isso porque o 12 é considerado um número completo. Por exemplo: temos 12 meses que formam um ano, 12 signos do zodíaco, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Cristo, se bem que aqui, o próprio Cristo somaria o número 13 neste conjunto, representando assim o número da iluminação segundo a civilização Maia.


E por que sexta feira é dia de azar?
Dizem que Jesus teria morrido, numa sexta-feira. Essa passagem está descrita na bíblia. Temos assim a sexta-feira como vilã. Outra resposta é que Friga a deusa do amor, (que deu origem a frigadag, sexta-feira) foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos e esta superstição espalhou-se pelo mundo!
Somando então o dia de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o dia mais azarado de todos.

6 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sem baixaria, ok?
Fique à vontade para expressar sua opinião. ;o)
kss
Din